Vida
Movimento apresenta campanha de prevenção ao suicídio em Pelotas
Ação criada por agência de Porto Alegre deve se estender até meados de janeiro de 2020 e pretende contribuir para a diminuição dos índices de suicídios no Rio Grande do Sul
Reprodução -
O movimento #GENTEAJUDANDOGENTE lança nesta sexta-feira (18) em Pelotas a campanha Não ignores os avisos. A apresentação, às 14h, no auditório da Pediatria da Faculdade de Medicina da UFPel, deverá reunir Reitoria e direção da Universidade, entidades médicas, gestores públicos, entidades parceiras do movimento e imprensa. A campanha, criada pela agência Moove, de Porto Alegre, e lançada em 12 de setembro, deve se estender até meados de janeiro de 2020 e pretende contribuir para a diminuição dos índices de suicídios no Rio Grande do Sul.
A campanha tem como conceito e apelo a expressão Não ignores os avisos. Todos os suicidas, antes de cometerem o ato extremo, costumam dar sinais de que poderão vir a fazê-lo. Os motivos são os mais variados e vão do desespero à depressão, do desemprego ao desamor.
Frases que soam apenas como desabafo ou ameaças são avisos e um pedido de socorro. "Se você me deixar, eu me mato", "Estou sendo um fardo na vida dos outros", "A vida perdeu a graça", "Meu emprego era a minha vida" são algumas delas e compõem as peças criadas pela agência Moove, e que a partir desta semana passam ser veiculadas em emissoras de rádio e televisão, em veículos de mídia impressa, outdoors e mídia digital.
A campanha tem a realização do Clube de Opinião do RS e do Rotary Clube Glória Teresópolis - Distrito 4680 e a participação do CPV - Centro de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio, do CVV - Centro de Valorização da Vida, da Secretaria Estadual da Saúde, do Pão dos Pobres, do CIEE-RS e do Cremers - Conselho Regional de Medicina, além de veículos de comunicação de todo o Estado.
Sair do silêncio
O coordenador do movimento #GENTEAJUDANDOGENTE, o jornalista Julio Ribeiro, destaca a necessidade de se retirar deste tema o manto do silêncio. "Não falar sobre o tema não tem ajudado, os índices de suicídios só vêm aumentando, fazendo do RS um triste campeão nacional, com três vezes mais incidências que a média nacional."
Cláudio Bins, representante do Rotary Club Glória Teresópolis e gestor de Relações Institucionais do CIEE-RS, salienta a importância de empreender um trabalho especial entre jovens e adolescentes de todo o Estado. "É nessa idade em que surgem as primeiras crises existenciais e se faz necessária uma rede de proteção, acolhimento e orientação para a vida."
O médico psiquiatra Ricardo Nogueira, coordenador do Centro de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio, destaca a necessidade de um trabalho integrado que envolva a sociedade civil, os profissionais da área da Saúde e as famílias para buscar estancar essa tragédia.
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergman, que traz a experiência de um projeto exitoso na área, quando secretária da Saúde de Pelotas e de São Lourenço do Sul, anunciou uma série de ações para enfrentar o problema do suicídio. Ela participou do evento de lançamento em Porto Alegre e se prontificou a cruzar todas as ações já planejadas no âmbito da Secretaria Estadual da Saúde com aquelas propostas pela campanha.
A ideia é apresentar a campanha e o relatório epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde e, na sequência, ouvir os diversos setores da sociedade pelotense para buscar formas de integrar tudo que está sendo feito em termos de programas, projetos e ações de valorização da vida e prevenção ao suicídio.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário